Cartunistas fazem homenagem ao mestre Chico Anysio |
Chico Anysio não era apenas um, mas vários. Criador de mais de 200 personagens, tão queridos pelos brasileiros, Chico foi também ator, dublador, escritor, pintor, cantor e compositor. A genialidade e a qualidade de seu trabalho serviram de inspiração para 66 cartunistas de todo o País, profissionais e amadores, que se uniram por meio das redes sociais para criar uma “Flash Expo” em homenagem ao múltiplo artista, falecido no último dia 23 de março. A mostra é gratuita e acontece de05 a 30 de abril, das 10h às 22h, na Praça de Eventos do Shopping SP Market.
Na exposição, o público poderá conferir as caricaturas dos vários personagens criados pelo humorista, além de outras que destacam o próprio Chico Anysio. O artista é homenageado pelos cartunistas JAL, Alan Souto Maior, Claudio Moura e pela dupla Samuca e Silvino, que desenhou o divertido encontro, no Paraíso, do comediante com Charles Chaplin, Mazarotto e o Gordo e o Magro. “Nós, cartunistas, não queremos apenas homenagear esse grande humorista, mas reverenciá-lo a partir dos nossos traços e pensamentos. Desejamos que os fãs encontrem, em nossos desenhos, a lembrança do sorriso que Chico Anysio nos proporcionou“, afirma José Alberto Lovetro, o JAL, cartunista, jornalista e curador da Flash Expo Chico Anysio no Shopping SP Market.
A essência dos personagens criados por Chico Anysio ganha vida no traço dos cartunistas que participam da exposição. As características e a personalidade do vaidoso “Alberto Roberto” são destacadas no desenho de Paffaro. Um dos mais antigos e queridos personagens, Professor Raimundo, é caracterizado pelo cartunista William em frente ao quadro negro, com os dedos polegar e indicador que sinalizavam o bordão do personagem: “E o salário, ó”. Já o chargista Junião se inspirou em Justo Veríssimo para registrar a crise da presidente Dilma com a base aliada.
Cartunistas participantes: Alan Souto Maior, Alecrim, Alpino, Amarildo, Amorim, Ariel, Aroeira, Baptistão, Bruno Honda, Caó Cruz Alves, Cárcamo, Cassio Manga, Cisko Diz, Claudio Moura, Cris Carnelós, Daniel Paione, Danilo Marques, Dão, De Pieri, Eder Santos, Elihu, Elielson Jesus, Estevão Ribeiro, Fernandes, Fraga, Gilmar, Glen Batoca, Guilherme Bandeira, JAL, J. Bosco, Jorge Barreto, Josú Barroso, Julinho Sertão, Júlio Cesar de Magalhães, Junião, Júnior Lopes, Lobo, Lorde Lobo, Lucas Leibholz, Marcelo de Oliveira Souza Filho, Marcio Diemer, Marco Souza, Miguel, Moacir Torres, Mônica Fuchshuber, Morettini,Vital do Rg,Nelson Santos, Paffaro, Paolo Lombardi, Quinho, Ricardo Soares, Rodrigo Mota, Rodrigo Schiavoni, Rubens Junior, Samuca e Silvino, Seri, Stegun, Tiago Gomes, Tonho, Toni D’Agostinho, Vencys Lao, Venes Caetano, Vicente Bernabeu, Waldez, William e Zappa.
|