terça-feira, 29 de março de 2011

Morre José Alencar aos 79 anos...



José Alencar, ex-vice-presidente da República, morreu às 14h41 desta terça-feira (29), no Hospital Sírio-Libanês, na capital Paulista. Ele estava internado desde segunda-feira (28), quando apresentou quadro de oclusão intestinal e peritonite – entupimento e perfuração da parede do intestino – no que se mostrou o último capítulo de uma luta contra tumores na região abdominal iniciada em 1997.
O velório será realizado no Palácio do Planalto e o enterro em Belo Horizonte (MG). O corpo deve partir a Brasília (DF) às 6h30 desta quarta-feira (30). Por sete dias, o Brasil estará em luto oficial, segundo divulgou a Presidência da República. Ele tinha 79 anos e estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde a manhã desta terça, a equipe médica havia deixado claro que não havia novo tratamento para o quadro de Alencar. Por isso, ele foi sedado com analgésicos para não sofrer.
A carreira política do empresário nascido em Muriaé, na Zona da Mata de Minas Gerais, começou aos 14 anos. O ponto alto da carreira foi a formação da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), ainda sob o controle de sua família. Ele é considerado uma das grandes referências entre os empresários do estado.
Alencar foi presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) de 1989 a 1995, e candidatou-se ao governo de Minas em 1994. Foi senador e ministro da Defesa, cargo que acumulou com a vice-presidência.
Os primeiros tumores foram encontrados no rim, espalhando-se para a próstata, bexiga e intestino. Foram pelo menos 15 procedimentos cirúrgicos no período, incluindo boa parte dos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva. A sequência mais complexa ocorreu em 2009, quando a intervenção durou 17 horas seguidas. No fim do ano passado, perto da sucessão presidencial, Alencar passou por recorrentes internações e interrupções de tratamentos de quimioterapia. Por isso, não pode participar da cerimônia de posse de Dilma Rousseff.
Como vice-presidente, manteve-se atuante como vice, apesar da luta contra a doença. Além de assumir o cargo durante viagens presidenciais, Alencar opinava sobre a política do país. Especialmente no primeiro mandato, o destaque eram as críticas a temas econômicos, como a taxa de juros elevada. Ele mantinha ainda o bom humor nos últimos anos de vida.
No último evento público, quando recebeu uma homenagem em São Paulo, no dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade, Alencar chegou a esboçar um pronunciamento. "Se eu morrer agora, é um privilégio para mim, que a situação está tão boa, que não tem como melhorá-la", disse.
Ele reconhecia que não estava bem, mas dizia não poder se queixar. "Estou lutando para não morrer e estamos vencendo com a força de Deus. E seja qual for o resultado, será uma vitória nossa. O que ele fizer é o que está certo", disse, à ocasião.
Como a presidenta Dilma Rousseff está em viagem a Portugal, o primeiro a se manifestar no Planalto foi o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República. "Ele deu tantos bailes nos médicos que a gente achava que ele poderia ainda aguentar mais um pouco no meio de nós. Foi o equilíbrio dele, a amizade dele que nos confortou nas horas mais difíceis", afirmou o ministro, que no governo Lula foi chefe de gabinete da Presidência.
O Palácio do Planalto foi o lugar escolhido para o velório de Alencar, que deve ter início na manhã de quarta-feira (30). A definição foi feita em conversa telefônica entre a presidenta Dilma Rousseff e Josué, filho do político mineiro, e a cerimônia na capital federal será aberta ao público.

Fonte:Rede Brasil Atual 

domingo, 27 de março de 2011

ESTUDANTES PROTESTAM EM SANTO ANDRE...

 
FONTE:DIÁRIO REGIONAL

Cerca de 50 integrantes da Assembleia Nacional do Estudante Livre (Anel) compareceram ontem à Câmara de Santo André para protestar durante a sessão contra o reajuste de 9,4% na tarifa de ônibus municipal, que em janeiro subiu de R$ 2,65 para R$ 2,90.

Segundo Rafael Nascimento Pereira, um dos líderes do movimento, o objetivo da manifestação é chamar a atenção das autoridades para os problemas enfrentados pelos estudantes. “Resolvemos fazer essa agitação para pedir que o aumento da passagem seja revogado. Também queremos passe livre para os estudantes que estão desempregados, já que muita gente deixa de ir à escola por não ter dinheiro para pagar o ônibus. Melhoria nas condições do serviço também é algo a ser discutido, porque falta infraestrutura e perdemos sempre muito tempo esperando no ponto”, disse.

De acordo com Pereira, a intenção é fazer grande ato de protesto na frente do Consórcio Intermunicipal do ABC, em abril. “Vamos exigir que seja marcada audiência extraordinária com todos os prefeitos para tratarmos o assunto. Já nos falaram que isso aqui é baderna, mas não é. Por meio desses movimentos é que vamos conseguir conquistas, assim como aconteceu em outros Estados”, afirmou.

Boulevard Itambé
Os comerciantes do Boulevard Itambé também marcaram presença na sessão da Câmara para, novamente, pedir melhorias na galeria de comércio informal que fica no Centro da cidade.
“Até agora ninguém fez nada. Por isso resolvemos vir até aqui para sensibilizar nossos vereadores”, disse Ana Lucia de Araujo, vice presidente da Associação dos Comerciantes Informais do Boulevard Itambé (Acerbisa).

De acordo com Ana, no fim do ano passado foram feitas promessas de melhorias aos lojistas. “Falaram que, em janeiro, teríamos uma posição, mas não foi o que aconteceu. Solicitamos várias vezes reunião com o prefeito (Aidan Ravin), mas não está mais nos atendendo. Cansamos de esperar”, afirmou.

O complexo de lojas populares é um espaço construído pela prefeitura em junho de 2008 para abrigar comerciantes que foram retirados das ruas do Centro. No total, 133 quiosques formam a galeria, que atualmente encontra-se com vários problemas estruturais. Questionada sobre o tema, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santo André relatou que já está apurando as queixas dos comerciantes para se posicionar sobre o caso.