De forma simples podemos entendê-la como: As manifestações comunicacionais não controladas que correm pelo caminho da informalidade dentro das organizações. Seria o “boato organizacional”.
Hoje sabemos que esses discursos correm por toda teia organizacional, via comunicação intrapessoal e o moderno correio eletrônico, do chão de fábrica ao céu de brigadeiro da alta administração.
Alguns profissionais da área de comunicação a vêem como uma grande inimiga, outros como um mal sem fim e outros preferem pensá-la como sendo uma lenda. O fato é que ela funciona perfeitamente no dia-a-dia de muitas empresas independente da opinião dos seus executivos.
Mas a rádio-peão ainda é imbatível no chão-de-fábrica e nos corredores dos escritórios, principalmente quando a comunicação interna de uma empresa é inadequada e falha, podendo oscilar desde o desinteresse até a manipulação de informações.
Para minimizar o malefício da “rádio peão” a organização deve manter os funcionários sempre bem informados de qualquer que sejam as informações, suas decisões, previsões, objetivos e metas, para que assim não existam boatos dentro da corporação, e trocando o “disse me disse” pelo “dito bem dito”.
Uma boa opção para acabar com esse mal é a aplicação do Endomarketing, que é um conjunto de ações de marketing institucional dirigida para o público interno (colaboradores, fornecedores, acionistas, vendedores, clientes) fará com que essas não-conformidades sejam eliminadas.
Hoje sabemos que esses discursos correm por toda teia organizacional, via comunicação intrapessoal e o moderno correio eletrônico, do chão de fábrica ao céu de brigadeiro da alta administração.
Alguns profissionais da área de comunicação a vêem como uma grande inimiga, outros como um mal sem fim e outros preferem pensá-la como sendo uma lenda. O fato é que ela funciona perfeitamente no dia-a-dia de muitas empresas independente da opinião dos seus executivos.
Mas a rádio-peão ainda é imbatível no chão-de-fábrica e nos corredores dos escritórios, principalmente quando a comunicação interna de uma empresa é inadequada e falha, podendo oscilar desde o desinteresse até a manipulação de informações.
Para minimizar o malefício da “rádio peão” a organização deve manter os funcionários sempre bem informados de qualquer que sejam as informações, suas decisões, previsões, objetivos e metas, para que assim não existam boatos dentro da corporação, e trocando o “disse me disse” pelo “dito bem dito”.
Uma boa opção para acabar com esse mal é a aplicação do Endomarketing, que é um conjunto de ações de marketing institucional dirigida para o público interno (colaboradores, fornecedores, acionistas, vendedores, clientes) fará com que essas não-conformidades sejam eliminadas.
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