Fonte:Folha de São Paulo
A Mercedes-Benz, fabricante de ônibus e caminhões, deve implementar o terceiro turno na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, para atender a demanda e conseguir ampliar ainda mais a produção de veículos nessa unidade.
O estudo de viabilidade técnica para adoção do turno adicional de trabalho deve ser encerrado ainda neste mês, quando a decisão será anunciada. Esse documento leva em consideração questões logísticas e a perspectiva de crescimento do mercado.
Motores, câmbios e eixos já são fabricados em três turnos na fábrica do ABC. Mas a montagem final de ônibus e caminhões é feita em somente dois turnos.
A fábrica tem 12 mil empregados, dos quais 9.000 na produção. Se optar pela criação do terceiro turno, a montadora deve fazer novas contratações, mas os números ainda não foram detalhados.
Joachim Maier, vice-presidente de vendas da montadora, afirma que a empresa ampliará neste ano a capacidade de produção da fábrica de 65 mil para 75 mil unidades --sendo 70% de caminhões e 30% ônibus.
"Podemos chegar a 80 mil unidades em 2012 com a negociação de medidas que podem ampliar ainda mais a capacidade. Uma delas também é a realização de jornadas extras, que tradicionalmente são negociadas com o sindicato", diz.
Em maio, a montadora bateu recorde de vendas de ônibus --foram comercializadas 1.785 unidades. Em maio do ano passado, foram 1.529.
"É a maior venda mensal de ônibus desde que a fábrica iniciou a sua produção no país, há 54 anos. A renovação da frota de ônibus urbanos, principalmente em São Paulo, propiciou esse bom resultado", diz Maier.
O Brasil é o mercado líder em caminhões e ônibus para a montadora.
A partir de janeiro de 2012, a Mercedes vai transferir a produção de caminhões leves (modelo Accelo) para a fábrica de Juiz de Fora (MG).
Também produzirá caminhões pesados (modelo Actros), vendidos no Brasil desde maio do ano passado, importados da Alemanha. Foram comercializadas 1.700 unidades desde então.
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