domingo, 27 de novembro de 2011

Primavera Árabe no Sindicato dos Químicos do ABC...


Somos um Movimento de trabalhadores que defende a Renovação da direção do Sindicato dos Químicos do ABC,e a Valorização das Representações nos locais de trabalho dentro das fábricas químicas do grande ABC.
Este movimento surgiu da necessidade de resgatar o espiríto combativo e as bandeiras históricas do movimento sindical.
Nosso Sindicato dos Químicos do ABC,completou no último dia 08/10/11,73 anos de existência e um longo histórico de lutas em defesa do meio ambiente,saúde e na defesa dos direitos da classe trabalhadora.
Nosso Sindicato representa mais de 40 mil trabalhadores(as) na base,dos quais mais de 70% são constituídos de jovens e mulheres trabalhadoras,que carecem de atendimento e apoio.
É também o único sindicato da região com representação nas 7 cidades do Grande ABC.
Hoje nossa categoria química se encontra desassistida,sem médicos para atender a categoria e com um departamento jurídico terceirizado,projetos importantes como o projeto Alquimia foram abandonados pela atual direção,atualmente temos vários modelos ultrapassados de representação no local de trabalho,que vão desde da figura do antigo Delegado Sindical,Cipa,Sur,Olts e Comissão de Fábrica,e o que é pior todas sem reconhecimento juridíco,deixando muitas vezes os representantes eleitos democraticamente pelos trabalhadores sem a devida estabilidade e garantia para cumprirem o seu papel dentro das fábricas.
Durante a Conferência sobre o futuro da indústria Química em 2020,onde as maiores OLTS da categoria não foi convidada,conferência essa finalizada a portas fechadas pelo Sindicato ,durante os meses de Agosto e Setembro de 2011.Nós do Movimento de Trabalhadores Químicos do ABC (MTQ-ABC) nos posicionamos e iniciamos um amplo debate junto os trabalhadores(as),envolvemos todas as representações nos locais de trabalho,conversando de porta em porta de fábrica nas sete cidades do grande ABC,ouvindo os anseios e as sugestões dos trabalhadores(as)constatamos um situação de abandono por parte da atual direção do Sindicato  e assim juntos,de mãos dadas com a peãozada contruímos a quatro mãos várias propostas vindas do chão de fábrica,de dentro das maiores e mais representaivas OLTS,com três pilares de sustentação Renovação,Coragem e Luta.
A partir ´daí, formamos uma grande corrente de trabalhadores(as),uma verdadeira primavera árabe (Isso mesmo primavera,formada durante os meses de Agosto e Setembro) que irá mudar os rumos deste tão importante Sindicato dos Químicos do ABC,e entregar este sindicato para as mãos dos trabalhadores(as).
Defendemos uma proposta de renovação dentro do campo da CUT,seguindo os principíos de nossa central,onde jovens,mulheres e negros sejam de fato representados,uma proposta de Valorização das Representações nos locais de trabalho,que traga uma modernização nas relações trabalhistas,iniciando um amplo debate junto aos trabalhadores sobre a implantação dos CSES (Comitês Sindicais por Empresas dentro do Ramo Químico do ABC) aumentando assim a representatividade dentro das fábricas químicas da nossa categoria e proporcionando amparo jurídico para as empresas e para os representantes eleitos pelos trabalhadores.
Só pedimos uma coisa que a vontade dos trabalhadores(as) seja respeitada durante o processo eleitoral nos dias 13,14 e 15 de Dezembro de 2011,e para isso valer na prática solicitamos o acompanhamento do Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho e de todos os trabalhadores(as) desta categoria.
Portanto seguimos firmes e botamos fé no poder do diálogo,buscando e acreditando na unidade da classe trabalhadora,somos trabalhadores(as),que acreditam verdadeiramente que "UM NOVO RUMO É POSSÍVEL,PARA OS TRABALHADORES(AS) QUÍMICOS DO ABC ! VOTE CHAPA 2!!!
 MTQ-ABC-Movimento de Trabalhadores(as) Químicos do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário