Fundadora do Fundo de Greve, dona Luiza Maria de Farias participou da luta dos metalúrgicos do ABC...
A luta dos trabalhadores do ABC sofreu outra baixa nesta quarta-feira (04/01). Foi a morte da dona Luiza Maria de Farias, a Tia do Bar. O bar em questão é o que fica na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo. Ela cuidou do espaço por muito tempo, o suficiente para adquirir grande intimidade com o movimento sindical e, mais que isso, engajamento com a luta dos trabalhadores. A Tia do Bar é conhecida dos metalúrgicos por ocupar o quarto andar da Sede do Sindicato com sua lanchonete desde o final dos anos 70. Figura popular pelo discurso debochado e direto sobre suas experiências pessoais, familiares e da militância política, ganhava as pessoas com facilidade, especialmente pelo carinho que demonstrava a quem se aproximasse dela.
Tinha orgulho, mesmo já chegando aos 70 anos, de descrever as "cantadas" que recebia. Outro orgullho era da amizade com Lula. “Eu fiz o primeiro cafezinho dele quando saiu da cadeia”, contou ela em 2003, para uma publicação da CUT sobre o 1º de Maio. Lula foi preso em 1980 por causa da greve dos metalúrgicos que naquele ano durou 41 dias, a de maior tempo na categoria. Histórias como essa tinha as centenas.
Ela foi uma das organizadoras do Fundo do Greve, criado em 1980, para fazer arrecadações aos metalúrgicos em greve.
Dona Luiza Maria deixou as atividades na lanchonete em 2007 devido a probemas de saúde. Morava em São Bernardo e faleceu na madrugada desta quarta-feira devido a uma infecção generalizada. Seu corpo foi enterrado no final do dia no Cemitério Jardim das Colinas. Tinha 73 anos.
Leia mais
Falece o padre que ajudou Lula na greve de 1980
Nenhum comentário:
Postar um comentário